O trabalho de Paula Rosa conjuga o meio tangível da tecnologia com o meio inatingível e mágico dos sonhos e da imaginação. O seu trabalho transporta-nos por paisagens surrealistas, solitárias, que tumultuam as emoções de quem tenha sentido o vazio, a solidão ou o desespero. Paula Rosa funde, com sucesso, construções naturais e mecânicas, na exploração de novos ou recorrentes temas filosóficos. As suas imagens são inquietantes e atingem exatamente o núcleo da emoção… aquele lugar onde os sonhos jazem, jaz a tortura, e a alegria insiste em trepar, por entre rochedos, como persistentes flores selvagens.
Paula Rosa's painting merges the tangible medium of technology with the untangible magic of imagination and dreams. Her work transports us into surreal landscapes and solitary images that stir the emotions of anyone who has ever found themselves empty, lonely or in despair. She fuses natural and mechanical constructions to explore new and recurring philosophical themes. Her images are thought-provoking and hit at the very core of emotion... in that place where dreams lie and lies torture and joy manages to creep through rocks like persistent little wild flowers.
Paula Rosa
" Há toda uma dinâmica no acto de criar que me conduz a explorar todas as possibilidades e a transcender tudo. Tenho feito combinações improváveis e subvertido a função óbvia das ferramentas. Tudo é válido e útil, se servir uma intenção.
Componho muito em Photoshop, com recurso a imagens fotográficas (digitais, analógicas, pin-hole, fotogramas), pintura (em suporte digital ou tradicional), elementos que resultam da digitalização directa de texturas variadas e de objectos, gráficos vectoriais, imagens fractais, 3D, etc... A existir uma regra seria a de não me impor quaisquer limites. A existir um limite, seria, inevitavelmente, a excepção à regra."
" There is a whole dynamic in the act of creating that leads me to explore all possibilities and to transcend everything. I have made improbable combinations and subverted the obvious function of the tools. Everything is valid and useful, if it serves an intention. I compose a lot in Photoshop, using photographic images (digital, analog, pin-hole, frames), painting (in digital or traditional support), elements that result from the direct digitization of varied textures and objects, vector graphics, fractal images, 3D, etc ... If there is a rule, it would be not to impose any limits on me. If there is a limit, it would inevitably be the exception to the rule. "
Comments